Menu

Plano de Trabalho aos Bolsistas Turma 2023-2025

PLANO DE TRABALHO PARA BOLSISTAS

Turma 2023-2025

Prezados bolsistas, a nova turma 2023-2025 do MBA Gestão em Engenharia da UFPR conta com 19 estudantes matriculados efetivamente e, de acordo com o Edital, 10% do total de matriculados seriam destinados à Bolsa. Como podem perceber, forma distribuídas 03 (três) bolsa, 02 (duas) a mais do que o exigido, isso porque a Coordenação e Vice Coordenação do Curso percebem o caráter social da UFPR e propôs esta ação propositiva.

Todas as informações do MBA Gestão em Engenharia ficam disponíveis em www.ge.ufpr.br; onde o curso conta com um encontro presencial e três EaD (sendo um deles destinado ao Projeto do Módulo – via Guia Didático a ser executado pelo estudante).

A Universidade Federal do Paraná, UFPR, possui diversas NORMAS que regem seu funcionamento, e, portanto, às suas referentes à administração universitária e atividades fim de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, há situações específicas no que tange à participação de alunos nos diversos projetos e atividades, tanto na situação de voluntários quanto de bolsistas.

No caso de nosso MBA em Gestão em Engenharia, por tratar-se de um curso de especialização, e, portanto, de Pós-Graduação, seguimos as regulamentações da nossa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, PRPPG, as quais podemos, dentro de certos limites, ajustar às nossas peculiaridades; mas, jamais ir contra os Regulamentos, por tratarem-se de Norma da UFPR. No tocante à carga horária semanal, por exemplo, os alunos voluntários devem ter carga de 10h quando de ensino médio, 12h quando voluntários e 20h semanais quando bolsistas.

Desta forma, justifica-se a necessidade de que o aluno(a) bolsista cumpra uma carga horária determinada, bem como, que realize as atividades que lhe são atribuídas dentro desta carga horária.

O MBA em Gestão em Engenharia, em sua turma de 2023, prevê que haverá um encontro presencial por módulo e os demais encontros a serem realizados de forma remota, em função de necessidades e alinhamento ao mercado de trabalho dos estudantes/ profissionais que se agregam ao curso por meio de matrículas. Desta forma, muito do apoio dado pelos bolsistas à Coordenação e aos docentes pode ser realizado no modelo Home Office, fazendo mais sentido o controle de atividades por tarefa do que por tempo presencial. Porém, é obviamente absolutamente essencial a presença do bolsista nos momentos presenciais (até por ser um aluno regular, e que deve, portanto, frequentar as aulas) e nos momentos de preparação de materiais e laboratórios, em situações ‘pré’ e ‘pós’ aulas presenciais.

Assim, torna-se necessária a existência de um plano de trabalho genérico, no qual constem as obrigações do bolsista, e que seja ajustável com tarefas diversas (no âmbito do previsto no planejamento geral) a cada disciplina/ módulo/ docente em função do andamento do curso.

Portanto, o Plano de Trabalho dos bolsistas do MBA em Gestão em Engenharia, turma 2023-2025, prevê as seguintes atividades gerais, as quais devem ser executadas durante todo o curso (e que serão ajustadas em função dos momentos presenciais de cada um dos módulos):

1º. O bolsista é um aluno regular do curso, e, portanto, deverá estar regularmente matriculado para ter direito, ao mesmo tempo, de frequentar as aulas por ser aluno, e de não pagar por ser bolsista.

2º. Para bolsistas é obrigatória a presença in loco dos encontros presenciais; e, participar efetivamente de todas as aulas EaD.

3º. Nas aulas presenciais, os bolsistas serão encarregados de abrir a sala/ laboratório, verificar os equipamentos disponibilizados pelo curso (Datashow, Computador, conexões, equipamentos de mídia, quadros, entre outros) e apoiar na organização da sala para início das aulas.

4º. O bolsista deverá entrar em contato com cada docente de cada módulo a ser ministrado (previamente ao início do módulo, de acordo com a programação disponibilizada), e apoiar (ajudar) os docentes do curso em: distribuir os materiais de apoio às suas aulas (livros, artigos, planos, entre outros); realizar contato com alunos; verificar necessidade de laboratórios didáticos; intermediar situações junto à Coordenação.

5º. Ajudar no recebimento dos Coffee Breaks dos encontros presenciais, certificando-se de que a sala, ao final do módulo, fique limpa e organizada para a UFPR.

6º. Zelar pelo ambiente e materiais da UFPR, verificando se todos os equipamentos estão desligados e fechando salas e laboratórios utilizados nas aulas após o término das mesmas.

7º. Ajudar os docentes com a distribuição e recolhimento da lista de chamada dos encontros presenciais (caso o docente a distribuir), certificando-se de que todos os presentes assinaram a mesma, entregando-a ao docente. Nos encontros EaD, baixar a lista de frequentes na sala virtual e disponibilizar o relatório de participação ao docente do módulo.

8º. Auxiliar na instalação de softwares e na verificação de seu funcionamento, previamente às disciplinas, visando garantir que aulas de laboratório de informática sejam efetivas, bem como auxiliar o docente na condução das atividades em laboratório (planilhas e outros softwares de análise de dados indicados pelos docentes).

9º. Havendo mais de um aluno bolsista na turma as tarefas poderão ser divididas, em comum acordo com o docente ministrante do módulo/ disciplina, sendo, porém, obrigatória a presença de todos os bolsistas nos momentos presenciais e durante as aulas EAD.

10º. Os bolsistas deverão possuir aprovação em todas as disciplinas.

11º. Após o término das disciplinas/ módulos, e até o final dos 24 meses previstos de ‘pagamento’ do curso, os bolsistas auxiliarão a Coordenação no contato com os alunos e no controle dos materiais, apresentações e trabalhos devidos pelos alunos para complementação do curso.

12º. Os bolsistas deverão comparecer às reuniões com a Coordenação e/ ou com o professor ministrante da disciplina/ módulo em andamento sempre que convocados. As reuniões poderão ser da forma EAD ou presenciais, sendo, indiferentemente, obrigatória a presença de todos.

13º. Após o término de um módulo/ disciplina o professor ministrante poderá utilizar-se do(s) bolsista(s) para contato com os demais alunos e para que sejam realizadas entregas de materiais suplementares ou recolhimento de materiais, exercícios e trabalhos.  Havendo mais de um aluno bolsista na turma as tarefas poderão ser divididas, em comum acordo com o docente ministrante do módulo/ disciplina.

14º. O não cumprimento por 2 (duas) vezes de quaisquer dos artigos anteriores, sem justificativa legal nos moldes dos regulamentos da UFPR, bem como a reprovação em disciplina/ módulo acarretará no corte da bolsa do estudante, sendo a bolsa distribuída para o próximo da lista de solicitantes, se houver.

Curitiba, 10 de abril de 2023.

Prof. Egon Walter Wildauer, Dr.
Coordenador do Curso MBA Gestão em Engenharia Turma 23-25

Prof. José Simão de Paula Pinto, Dr.
Vice-Coordenador do Curso MBA Gestão em Engenharia Turma 23-25

Universidade Federal do Paraná
MBA Gestão em Engenharia

Setor de Ciências Sociais Aplicadas, 1º Andar, Sala 106
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 | Curitiba | Paraná
Coordenador: egon@ufpr.br | Vice-Coordenador: simao@ufpr.br
(41) 996776106 (Egon)
Universidade Federal do Paraná
MBA Gestão em Engenharia

Setor de Ciências Sociais Aplicadas, 1º Andar, Sala 106
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 | Curitiba | Paraná
Coordenador: egon@ufpr.br | Vice-Coordenador: simao@ufpr.br
(41) 996776106 (Egon)

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais