EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02/2023
MBA EM GESTÃO EM ENGENHARIA- UFPR
A Universidade Federal do Paraná, por meio da Coordenação do Curso de Especialização: MBA Gestão em Engenharia do Departamento de Ciência e Gestão da Informação, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para preenchimento de BOLSAS do referido curso de pós-graduação lato sensu.
A carga horária total do curso de especialização é 360 horas/aula, na modalidade presencial (autorizado a iniciar EaD pela UFPR) distribuídas em módulos sequenciais de aprendizagem, com 20 horas/aula em cada um dos 18 módulos, perfazendo um total de 02 (dois) anos de curso. Segue a relação dos módulos de aprendizagem (não necessariamente nesta ordem):
Professor | Eixo | Disciplina |
Rodrigo Nastas Acras | Liderança | Gestão e Liderança 4.0 |
José Simão de Paula Pinto | Projetos | Gestão Ágil de Projetos em Engenharia (SCRUM) |
Wilson Portela | Operações | Gestão de Operações e Logística |
Robson Seleme | Operações | Cadeia de Suprimentos (SCM 4.0) |
Cicero Aparecido Bezerra | SISTEMAS | Data Science Aplicada à Engenharia |
José Eduardo Pécora Junior | SISTEMAS | Engenharia de Otimização (Data Analytics) |
Carlos Eduardo Brasil da Silva | SISTEMAS | Engenharia e Sistemas (Integração & Big Data) |
Fernando Deschamps | Liderança | Gestão em Manufatura Avançada e Indústria 4.0 |
Márcio Fontanav Catapan | Projetos | Manufatura Aditiva e Realidade Aumentada |
Eduardo Alves Portela dos Santos | Planejamento | Engenharia e Customização em Massa (P&D) |
Islan de Castro Gomes | Planejamento | Gestão Orientada ao Cliente (Marketing & Croudsourcing) |
Gustavo Valentim Loch | Projetos | Engenharia Econômica |
Joanylton Ruthes | Liderança | Governança em Engenharia |
Taiane Ritta Coelho | Planejamento | Planejamento Estratégico e Transformação Organizacional |
Christian Scapulatempo Strobel | Operações | Gestão Energética e Sustentabilidade |
Egon Walter Wildauer | Integração | Gestão e Seminários Avançados |
Cleverson Cunha | Integração | Engenharia Colaborativa – Lean Startup |
Pablo Deivid Valle | Integração | Benchmarking & Networking |
O início do curso é 01/abr/2023 e sua finalização prevista para 06/Abr/2025.
As aulas serão ministradas em salas e laboratórios disponibilizados pelo Departamento de Engenharia Mecânica do Setor de Tecnologia – InSTA, Centro Politécnico da UFPR, Bloco IV – Engenharia Mecânica. Endereço: Rua, Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 230 – Centro Politécnico, Bloco IV, Curitiba – PR, 81530-000 – As aulas serão semanais, aos sábados, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17h00 – sendo este o encontro obrigatoriamente presencial e, dois encontros EaD na plataforma virtual TEAMS, além do Projeto de Atividade Avaliativa previsto no Guia de Atividade Avaliativa de cada docente (módulo) totalizando de 20h/a por módulo(disciplina). Caso necessário, por questão de ordem, as aulas virtuais poderão ocorrer por plataforma indicada pela coordenação.
A UFPR emitirá Certificado de Especialista aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista em cada disciplina e aproveitamento em processo de avaliação equivalente a, no mínimo, 70% (setenta por cento), inclusive no Trabalho de Conclusão de Curso, e tiver cumprido com todas as exigências previstas no regulamento da Universidade Federal do Paraná. Caso o TCC não seja finalizado dentro do prazo final do curso, a UFPR emitirá Certificado de Aperfeiçoamento.
2.1. São oferecidas 50 (cinquenta) vagas neste curso, além dos 10% destinadas a bolsistas integrais, conforme RES. 42/03 – COUN, entendidas estas como a isenção total de pagamento de quaisquer taxas.
2.2. Os servidores da UFPR têm o direito à metade do número de vagas para alunos bolsistas e, quando não utilizadas, serão convertidas em bolsas para os demais candidatos.
2.3. A Coordenação se resguarda no direito de só iniciar a turma do referido curso caso haja preenchimento total das vagas.
3. DAS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSAS
3.1. Período
As inscrições ocorrerão entre a abertura das inscrições e até 07 de Abril de 2023.
As inscrições devem ser ealizadas pelo próprio candidato enviando um e-mail para o coordenador do curso e para o vice-coordenador do curso, enviando a documentação completa (3.3.).
Após enviar o pedido de bolsa (e-mail enviado pela coordenação e vice-coordenaçao), o candidato receberá uma resposta no mesmo e-mail por parte do coordenador do curso ou do vice-coordenador, que confirma seu pedido.
Todo o processo seletivo para concorrer à bolsa será realizado por um comitê formado pelo coordenador e um professor do MBA, cujo formulário socio-econômico é eletrônico (Google Forms).
SIGA: Os documentos devem ser anexados eletronicamente no e-mail a ser enviado pelo próprio estudante… na sequência, homologados pela Coordenação do Curso; isto é, a entrega é apenas digital e de responsabilidade do estudante.
Os documentos a serem enviados pelo e-mail são:
(*) Excepcionalmente, será aceita Declaração de Conclusão de Curso e a entrega do diploma deverá ocorrer, obrigatoriamente, até o término das aulas.
Lembrando que: A matricula do estudante é realizado assinando o contrato enviado pelo LINK pelo SIGA assinando o contrato.
Somente serão homologadas as inscrições para concessão de Bolsa dos candidatos que apresentarem toda a documentação exigida. Inscrições condicionais NÃO SERÃO ACEITAS.
O processo seletivo para concorrer às BOLSAS será realizado pela Comissão de Seleção, composta pelo Coordenador e, pelo menos, por mais um Professor da UFPR, que farão análise das informações e dados dos candidatos, desde que tenham sua matricula efetivada (assinando o contrato que enviado por um link ao seu e-mail pela PUPEF), com observância dos seguintes critérios:
A destinação adotará às seguintes prioridades:
Será priorizada a ordem de inscrição dos candidatos que ainda não tenham sido agraciados com bolsas em cursos de especialização da UFPR e/ou outras instituições.
É condição sine qua non o cumprimento das formalidades, que compreendem o preenchimento completo e correto da Solicitação de Bolsa de Estudos e a apresentação da documentação exigida tempestivamente pela coordenação do curso, com as devidas assinaturas.
Seguindo a resolução, os candidatos serão chamados conforme a quantidade de matriculados na turma, sendo a referência 10% das matrículas efetivadas (ou seja, com a efetiva assinatura no SIGA do contrato).
Entre os candidatos regularmente MATRICULADOS no MBA Gestão em Engenharia à obtenção de bolsa, será procedida a seleção, com observância dos seguintes fatores e respectivas ponderações:
SITUAÇÃO FINANCEIRA | PONTOS | |
RENDA (SALÁRIO MINIMO) | ||
até 2 SM | 10 | |
entre 3 e 4 SM | 8 | |
entre 5 e 6 SM | 6 | |
entre 6 e 7 SM | 4 | |
acima de 8 SM | 0 |
SITUAÇÃO ECONÔMICA | PONTOS | |
BENS IMÓVEIS E MÓVEIS | SIM | NÃO |
CASA/APARTAMENTO PRÓPRIO | 0 | 2 |
CARRO/MOTO | 0 | 2 |
COMPUTADOR/NOTEBOOK | 0 | 2 |
TELEFONE CELULAR | 0 | 2 |
DEPENDENTES | PONTOS | |
Nenhum | 0 | |
1 | 2 | |
2 | 4 | |
3 | 6 | |
4 | 8 | |
5 ou mais | 10 |
ESCORE | PONTOS | |
MÉDIAS NOTAS GRADUAÇÃO | ||
Entre 90 e 100 | 5 | |
Entre 85 a 90 | 4 | |
entre 80 a 85 | 3 | |
Entre 70 a 80 | 2 | |
Abaixo de 70 | 1 |
ADERÊNCIA AO CURSO MBA GE | PONTOS | |
CURSOS de GRADUAÇÃO | ||
Engenharias e Computação | 10 | |
Adm; Economia; Gest Inf; Contab. | 8 | |
Estatística; Matemática | 6 | |
Demais Tecnologias | 4 | |
Outras | 0 |
PÓS GRADUAÇÃO | PONTOS | |
SITUAÇÃO | SIM | NÃO |
POSSUI | 1 | 2 |
CURSANDO (em andamento) | 1 | 2 |
Além destes pontos, haverá agregação aos pontos com peso 1, 2 ou 3 ao Questionário Socioeconômico que será disponibilizado aos MATRICULADOS e que enviaram e-mail (ao coordenador e vice-coordenador do MBA) solicitando o desejo de concorrer a uma bolsa; para estes será enviado ao e-mail, que foi informado quando da inscrição e cadastrado no SIGA, o link para responderem ao questionário on-line (plataforma Google Forms) no LINK: https://forms.gle/Uk91McfY3fmiDBzd9 até o dia agendado pela Coordenação do Curso – ou seja: até 07 de Abril de 2023 às 12h00 .
Se os escores não forem suficientes para a definição dos bolsistas, no caso de empate, será dada preferência ao candidato de idade mais elevada, adotando o Art. 27 do Estatuto do Idoso que dispõe.
Art. 27. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir.
Parágrafo único. O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.
O bolsista deverá executar o plano de atividades proposto pela Coordenação do Curso, firmando o Termo de Compromisso (TC).
Será considerado aprovado o candidato que:
O resultado da seleção será divulgado no Edital Acadêmico do Curso no sítio www.ge.ufpr.br, em ordem alfabética, até o dia 30 de ABRIL de 2023. Em caso de não ter sido possível formação da turma, todos os interessados terão conhecimento do fato. Lembrando que serão destinadas 10% das vagas para bolsa do total de EFETIVOS MATRICULDOS no MBA Gestão em Engenharia turma 2023/2025
8.1. O prazo para a interposição dos recursos será de até 02 dias úteis, contados a partir da data da divulgação do resultado da seleção.
8.2. O pedido de recurso, escrito de próprio punho e com argumentação substanciada, deverá ser interposto ao Presidente da Comissão de seleção de bolsistas e entregue nos e-mail egon@ufpr.br e simao@ufpr.br com obrigatória resposta do e-mail enviado para estes endereços (o destinatário será obrigado a confirmar recebimento do pedido de recurso);
8.3. O resultado dos pedidos de recurso será divulgado no Edital Acadêmico no sitio www.ge.ufpr.br ou via e-mail ao requerente, no máximo em 02 dias úteis, contados a partir da data do pedido protocolado no e-mail enviado (tem 8.2).
9.1. A inexatidão das informações e/ou irregularidades com a documentação, mesmo que verificadas posteriormente, ensejarão a desqualificação do candidato, sem direito a ressarcimento das quantias pagas, independentemente das medidas de ordem administrativa, civil ou criminal que possam motivar.
9.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso, consultando a Plenária do Curso, conforme a gravidade do caso.
9.3. Fica reservado à Coordenação do Curso o direito de promover alterações no cronograma do processo seletivo e da realização do curso, em razão de fatos imprevistos, observada a devida publicidade.
Curitiba, 31 de Março de 2023.
Prof. Egon Walter Wildauer, Dr.
Coordenador do Curso MBA Gestão em Engenharia – Presidente do Comitê
Prof. José Simão de Paula Pinto, Dr.
Docente da UFPR e Membro do Comitê