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Edital 02/2023 – Processo Seletivo de Bolsistas MBA Gestão em Engenharia Turma 2023/2025

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02/2023

MBA EM GESTÃO EM ENGENHARIA- UFPR
 
A Universidade Federal do Paraná, por meio da Coordenação do Curso de Especialização: MBA Gestão em Engenharia do Departamento de Ciência e Gestão da Informação, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para preenchimento de BOLSAS do referido curso de pós-graduação lato sensu

1. DO CURSO

1.1. Carga horária

A carga horária total do curso de especialização é 360 horas/aula, na modalidade presencial (autorizado a iniciar EaD pela UFPR) distribuídas em módulos sequenciais de aprendizagem, com 20 horas/aula em cada um dos 18 módulos, perfazendo um total de 02 (dois) anos de curso. Segue a relação dos módulos de aprendizagem (não necessariamente nesta ordem):

ProfessorEixoDisciplina
Rodrigo Nastas AcrasLiderançaGestão e Liderança 4.0
José Simão de Paula PintoProjetosGestão Ágil de Projetos em Engenharia (SCRUM)
Wilson PortelaOperaçõesGestão de Operações e Logística
Robson SelemeOperaçõesCadeia de Suprimentos (SCM 4.0)
Cicero Aparecido BezerraSISTEMASData Science Aplicada à Engenharia
José Eduardo Pécora JuniorSISTEMASEngenharia de Otimização (Data Analytics)
Carlos Eduardo Brasil da SilvaSISTEMASEngenharia e Sistemas (Integração & Big Data)
Fernando DeschampsLiderançaGestão em Manufatura Avançada e Indústria 4.0
Márcio Fontanav CatapanProjetosManufatura Aditiva e Realidade Aumentada
Eduardo Alves Portela dos SantosPlanejamentoEngenharia e Customização em Massa (P&D)
Islan de Castro GomesPlanejamentoGestão Orientada ao Cliente (Marketing & Croudsourcing)
Gustavo Valentim LochProjetosEngenharia Econômica
Joanylton RuthesLiderançaGovernança em Engenharia
Taiane Ritta CoelhoPlanejamentoPlanejamento Estratégico e Transformação Organizacional
Christian Scapulatempo StrobelOperaçõesGestão Energética e Sustentabilidade
Egon Walter WildauerIntegraçãoGestão e Seminários Avançados
Cleverson CunhaIntegraçãoEngenharia Colaborativa – Lean Startup
Pablo Deivid ValleIntegraçãoBenchmarking & Networking

1.2. Período de execução

O início do curso é 01/abr/2023 e sua finalização prevista para 06/Abr/2025.

1.3. Local de realização

As aulas serão ministradas em salas e laboratórios disponibilizados pelo Departamento de Engenharia Mecânica do Setor de Tecnologia – InSTA, Centro Politécnico da UFPR, Bloco IV – Engenharia Mecânica. Endereço: Rua, Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 230 – Centro Politécnico, Bloco IV, Curitiba – PR, 81530-000 – As aulas serão semanais, aos sábados, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17h00 – sendo este o encontro obrigatoriamente presencial e, dois encontros EaD na plataforma virtual TEAMS, além do Projeto de Atividade Avaliativa previsto no Guia de Atividade Avaliativa de cada docente (módulo) totalizando de 20h/a por módulo(disciplina). Caso necessário, por questão de ordem, as aulas virtuais poderão ocorrer por plataforma indicada pela coordenação.

1.4. Certificado de conclusão

A UFPR emitirá Certificado de Especialista aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista em cada disciplina e aproveitamento em processo de avaliação equivalente a, no mínimo, 70% (setenta por cento), inclusive no Trabalho de Conclusão de Curso, e tiver cumprido com todas as exigências previstas no regulamento da Universidade Federal do Paraná. Caso o TCC não seja finalizado dentro do prazo final do curso, a UFPR emitirá Certificado de Aperfeiçoamento.
 

2. DAS BOLSAS

2.1. São oferecidas 50 (cinquenta) vagas neste curso, além dos 10% destinadas a bolsistas integrais, conforme RES. 42/03 – COUN, entendidas estas como a isenção total de pagamento de quaisquer taxas.


2.2. Os servidores da UFPR têm o direito à metade do número de vagas para alunos bolsistas e, quando não utilizadas, serão convertidas em bolsas para os demais candidatos.


2.3. A Coordenação se resguarda no direito de só iniciar a turma do referido curso caso haja preenchimento total das vagas.

 
3. DAS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSAS

3.1. Período

As inscrições ocorrerão entre a abertura das inscrições e até 07 de Abril de 2023.

3.2. Local e horário

As inscrições devem ser ealizadas pelo próprio candidato enviando um e-mail para o coordenador do curso e para o vice-coordenador do curso, enviando a documentação completa (3.3.).

3.3. Documentação

Após enviar o pedido de bolsa (e-mail enviado pela coordenação e vice-coordenaçao), o candidato receberá uma resposta no mesmo e-mail por parte do coordenador do curso ou do vice-coordenador, que confirma seu pedido.

Todo o processo seletivo para concorrer à bolsa será realizado por um comitê formado pelo coordenador e um professor do MBA, cujo formulário socio-econômico é eletrônico (Google Forms).

SIGA: Os documentos devem ser anexados eletronicamente no e-mail a ser enviado pelo próprio estudante… na sequência, homologados pela Coordenação do Curso; isto é, a entrega é apenas digital e de responsabilidade do estudante.

Os documentos a serem enviados pelo e-mail são:

  1. Curriculum modelo Lattes;
  2. Comprovante de Residência;
  3. Diploma de Graduação ou Declaração da secretaria da IES que comprove a finalização do Curso Superior*;
  4. Foto Atual (3 x 4);
  5. Fotocópia autenticada do RG e do CPF;

(*) Excepcionalmente, será aceita Declaração de Conclusão de Curso e a entrega do diploma deverá ocorrer, obrigatoriamente, até o término das aulas.

Lembrando que: A matricula do estudante é realizado assinando o contrato enviado pelo LINK pelo SIGA assinando o contrato.

3.4. Homologação

Somente serão homologadas as inscrições para concessão de Bolsa dos candidatos que apresentarem toda a documentação exigida.  Inscrições condicionais NÃO SERÃO ACEITAS.
 

4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS BOLSAS

O processo seletivo para concorrer às BOLSAS será realizado pela Comissão de Seleção, composta pelo Coordenador e, pelo menos, por mais um Professor da UFPR, que farão análise das informações e dados dos candidatos, desde que tenham sua matricula efetivada (assinando o contrato que enviado por um link ao seu e-mail pela PUPEF), com observância dos seguintes critérios:

4.1. Servidores da UFPR

A destinação adotará às seguintes prioridades:

  1. Servidores do DECIGI e/ou DEMEC;
  2. Servidores dos demais Departamentos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas e/ou do Setor de Tecnologia;
  3. Servidores dos demais departamentos e/ou unidades da UFPR.

Será priorizada a ordem de inscrição dos candidatos que ainda não tenham sido agraciados com bolsas em cursos de especialização da UFPR e/ou outras instituições.
 

4.2. Alunos da comunidade

É condição sine qua non o cumprimento das formalidades, que compreendem o preenchimento completo e correto da Solicitação de Bolsa de Estudos e a apresentação da documentação exigida tempestivamente pela coordenação do curso, com as devidas assinaturas.

Seguindo a resolução, os candidatos serão chamados conforme a quantidade de matriculados na turma, sendo a referência 10% das matrículas efetivadas (ou seja, com a efetiva assinatura no SIGA do contrato).

Entre os candidatos regularmente MATRICULADOS no MBA Gestão em Engenharia à obtenção de bolsa, será procedida a seleção, com observância dos seguintes fatores e respectivas ponderações:

SITUAÇÃO FINANCEIRAPONTOS
RENDA (SALÁRIO MINIMO)  
até 2 SM 10
entre 3 e 4 SM 8
entre 5 e 6 SM 6
entre 6 e 7 SM 4
acima de 8 SM 0
SITUAÇÃO ECONÔMICAPONTOS
BENS IMÓVEIS E MÓVEISSIMNÃO
CASA/APARTAMENTO PRÓPRIO02
CARRO/MOTO02
COMPUTADOR/NOTEBOOK02
TELEFONE CELULAR02
DEPENDENTESPONTOS
Nenhum 0
1 2
2 4
3 6
4 8
5 ou mais 10
ESCOREPONTOS
MÉDIAS NOTAS GRADUAÇÃO  
Entre 90 e 100 5
Entre 85 a 90 4
entre 80 a 85 3
Entre 70 a 80 2
Abaixo de 70 1
ADERÊNCIA AO CURSO MBA GEPONTOS
CURSOS de GRADUAÇÃO  
Engenharias e Computação 10
Adm; Economia; Gest Inf; Contab. 8
Estatística; Matemática 6
Demais Tecnologias 4
Outras 0
PÓS GRADUAÇÃOPONTOS
SITUAÇÃOSIMNÃO
POSSUI12
CURSANDO (em andamento)12

Além destes pontos, haverá agregação aos pontos com peso 1, 2 ou 3 ao Questionário Socioeconômico que será disponibilizado aos MATRICULADOS e que enviaram e-mail (ao coordenador e vice-coordenador do MBA) solicitando o desejo de concorrer a uma bolsa; para estes será enviado ao e-mail, que foi informado quando da inscrição e cadastrado no SIGA, o link para responderem ao questionário on-line (plataforma Google Forms) no LINK: https://forms.gle/Uk91McfY3fmiDBzd9  até o dia agendado pela Coordenação do Curso – ou seja: até 07 de Abril de 2023 às 12h00 .

Se os escores não forem suficientes para a definição dos bolsistas, no caso de empate, será dada preferência ao candidato de idade mais elevada, adotando o Art. 27 do Estatuto do Idoso que dispõe.
 
Art. 27. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir.
 
Parágrafo único. O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.
 

5. DO COMPROMISSO DO BOLSISTA

O bolsista deverá executar o plano de atividades proposto pela Coordenação do Curso, firmando o Termo de Compromisso (TC). 
 

6. DA APROVAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DE BOLSA

Será considerado aprovado o candidato que:

  1. apresentar toda a documentação (enviado à Coordenação) e tiver a inscrição homologada e MATRICULA EFETIVADA;
  2. for selecionado pela comissão – para ser BOLSISTA – a partir do questionário socioeconômico preenchido, da análise documental, acadêmica e profissional.

7. DO RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSA

O resultado da seleção será divulgado no Edital Acadêmico do Curso no sítio www.ge.ufpr.br, em ordem alfabética, até o dia 30 de ABRIL de 2023. Em caso de não ter sido possível formação da turma, todos os interessados terão conhecimento do fato. Lembrando que serão destinadas 10% das vagas para bolsa do total de EFETIVOS MATRICULDOS no MBA Gestão em Engenharia turma 2023/2025

8. DOS RECURSOS

8.1. O prazo para a interposição dos recursos será de até 02 dias úteis, contados a partir da data da divulgação do resultado da seleção.

 8.2. O pedido de recurso, escrito de próprio punho e com argumentação substanciada, deverá ser interposto ao Presidente da Comissão de seleção de bolsistas e entregue nos e-mail egon@ufpr.br e simao@ufpr.br com obrigatória resposta do e-mail enviado para estes endereços (o destinatário será obrigado a confirmar recebimento do pedido de recurso);

8.3. O resultado dos pedidos de recurso será divulgado no Edital Acadêmico no sitio www.ge.ufpr.br ou via e-mail ao requerente, no máximo em 02 dias úteis, contados a partir da data do pedido protocolado no e-mail enviado (tem 8.2).
 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. A inexatidão das informações e/ou irregularidades com a documentação, mesmo que verificadas posteriormente, ensejarão a desqualificação do candidato, sem direito a ressarcimento das quantias pagas, independentemente das medidas de ordem administrativa, civil ou criminal que possam motivar.

9.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso, consultando a Plenária do Curso, conforme a gravidade do caso.

9.3. Fica reservado à Coordenação do Curso o direito de promover alterações no cronograma do processo seletivo e da realização do curso, em razão de fatos imprevistos, observada a devida publicidade.

Curitiba, 31 de Março de 2023.

Prof. Egon Walter Wildauer, Dr.
Coordenador do Curso MBA Gestão em Engenharia – Presidente do Comitê

Prof. José Simão de Paula Pinto, Dr.
Docente da UFPR e Membro do Comitê

Universidade Federal do Paraná
MBA Gestão em Engenharia

Setor de Ciências Sociais Aplicadas, 1º Andar, Sala 106
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 | Curitiba | Paraná
Coordenador: egon@ufpr.br | Vice-Coordenador: simao@ufpr.br
(41) 996776106 (Egon)
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Setor de Ciências Sociais Aplicadas, 1º Andar, Sala 106
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